O Douro é uma sub-região estatística portuguesa, parte da Região Norte, integrando partes do Distrito de Bragança, Distrito de Vila Real, Distrito de Viseu e Distrito da Guarda. Limita a norte com o Alto Trás-os-Montes, a leste com a Espanha, a sul com a Beira Interior Norte e o Dão-Lafões e a oeste com o Tâmega. Tem uma área de 4112 km² e uma população de 205 902 habitantes. Corresponde basicamente à região natural do Alto Douro, e grande parte do seu território está integrado na Região Vinhateira do Alto Douro, marcada pela produção de Vinho do Porto e declarada Património da Humanidade pela UNESCO.

Cidade do Porto
A sua aventura no Douro pode começar precisamente pela foz deste rio considerado um dos mais bonitos do Mundo.

Começamos por visitar o centro histórico e descer até à Ribeira, junto ao rio, para depois visitar a zona mais comercial da cidade, entre o Bolhão, Santa Catarina e a Batalha, com possibilidade de atravessar o rio para Vila Nova de Gaia, até à Serra do Pilar, e desfrutar de uma vista surpreendente sobre a cidade. Pode ainda passar por monumentos de referência como a Torre dos Clérigos, um ex-libris do Porto, pelo Museu Nacional de Soares dos Reis e terminar nos agradáveis Jardins do Palácio de Cristal.

 

Cidade do Peso da Régua
Geralmente conhecida apenas por Régua, o Peso da Régua é uma pequena cidade situada no coração do Douro. É considerada a capital desta Região Demarcada e uma das mais influentes cidades ribeirinhas da zona do Douro Vinhateiro.

Aqui estamos no centro da Região, entre a cidade do Porto e o Pocinho, é precisamente esta a terra de figuras incontornáveis da História de Portugal, como a Ferreirinha, João de Araújo Correia ou Antão de Carvalho.

No Peso da Régua são visitas obrigatórias: o Museu do Douro, o Solar do Vinho do Porto, a Casa do Douro e o miradouro de S. Leonardo da Galafura. Mas, se ainda lhe restar um tempinho, deixamos mais algumas sugestões: a Capela das Sete Esquinas, a Capela do Cruzeiro e a estação arqueológica do Alto da Fonte do Milho.

 

A vila do Pinhão
A bonita Vila do Pinhão localiza-se a cerca de 25 quilómetros do Peso da Régua. A sua localização entre o Rio Douro e o Rio Pinhão tornam-na numa das mais belas vilas de Portugal. É uma localidade pequena mas muito hospitaleira, de gente encantadora e divertida.

História do Pinhão andou sempre de mãos dadas com a História do Vinho do Porto. Estrategicamente localizada, esta vila tornou-se num importante entreposto comercial, fazendo com que este delicioso néctar do Douro fosse enviado para o Porto e, posteriormente, para o mundo. Primeiro em Barcos Rabelos, depois em vagões pela Linha do Douro e, finalmente, em camiões cisterna. Tudo, e em qualquer altura, passou pelo Pinhão. Esta importância no ciclo de vida do Vinho do Porto permitiu-lhe um rápido desenvolvimento, alcançando o estatuto de centro geográfico da região Demarcada do Vinho do Porto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *